SESI realiza palestra em comemoração ao dia das mulheres para alunos da EJA Profissionalizante

Todos os anos, no dia 8 de março, o mundo reflete sobre as conquistas femininas ao longo dos séculos. Para celebrar a data, o Serviço Social da Indústria (SESI Tocantins) realizou nesta quarta-feira, 06/03, uma palestra sobre mulheres e o mercado de trabalho. Com o título “Ela faz Indústria: A mulher no mercado e trabalho” a palestra foi ministrada pela profissional Valeria Ribeiro Coimbra. Assuntos como a lei de igualdade de trabalho, a jornada dupla e as políticas públicas de apoio à mulher foram tratados na palestra.

A apresentação voltada aos alunos da turma 01 da EJA Profissionalizante do SESI ocorreu na sede do SESI em Palmas e contou com a participação de cerda de 40 alunos. Após a palestra uma atividade pedagógica sobre empoderamento prático foi realizada. Brindes foram entregues as alunas, em homenagem ao Dia da Mulher.

Palestrante

Valéria Coimbra é economista com especialização em MBA Gestão Financeira, Conselheira Efetiva do Conselho Regional de Economia do Tocantins. Atuou na área de planejamento, orçamento e gestão por 16 anos no Sistema Indústria. Atualmente está na Assessoria de Desenvolvimento Industrial na Federação das Indústrias responsável pelos processos de Estudos e Pesquisas, Núcleo de Acesso ao Crédito e a rede de Centros Internacionais de Negócios da CNI.

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917.

No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas.