A visita foi focada nos ambientes de aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Os alunos do 7º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Palmas tiveram a oportunidade de explorar o Serviço Social da Indústria (SESI) como um espaço educacional para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A visita, realizada no dia 25, é organizada pelo professor Robson Vila Nova como parte das atividades integrantes da disciplina "Fundamentos e Metodologias da Educação de Jovens e Adultos", proporcionou aos estudantes uma imersão prática no ambiente e na proposta pedagógica voltada para esse público.
O objetivo foi oferecer aos futuros pedagogos uma visão sobre os espaços e metodologias utilizadas no ensino voltado para jovens e adultos. Sob a orientação do professor Robson, os alunos puderam conhecer de perto diversos aspectos do Sesi relacionados à EJA, incluindo a equipe diretiva, a coordenação pedagógica, a secretaria, as salas de aula e os ambientes de aprendizagem. ”Eu acho que discutir a educação de jovens e adultos é jamais dissociar ela desse sujeito, quem é esse sujeito? Ele é um sujeito histórico, é um sujeito cultural, é um sujeito social, é um sujeito que tem uma realidade econômica e que isso acaba influenciando. Além de conhecer um pouco mais sobre essa proposta educacional do Sesi, podemos conhecer a estrutura física, conversar com coordenação, com a secretaria e acaba sendo uma ambientalização para um segundo momento. Nós vamos retornar aqui, num dia de aula, para que eles já tenham esse contato mais direto com o professor e com o aluno, para ver como é que também a materialização daquilo que tem sido planejado", disse o professor.
Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com profissionais da área e entender como são desenvolvidas as estratégias educacionais para atender às necessidades específicas desse público. “O sistema de ensino empregado pelo Sesi na EJA cria novas perspectivas para o futuro, ao adotar abordagens inovadoras que consideram as necessidades específicas dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, como o uso de tecnologias educacionais, a flexibilização curricular e a valorização da experiência prévia dos estudantes. Isso inspira o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais dinâmicas, inclusivas e eficientes no cenário educacional”, afirma Natalia Silva, secretária escolar do Sesi Palmas.
A troca de experiências e o contato direto com o ambiente de ensino contribuíram para a formação acadêmica dos alunos, enriquecendo sua compreensão sobre os desafios e as possibilidades da EJA. “Nossa EJA por EaD é uma cultura que nossos estudantes não tem. Você ter disciplina e familiaridade com a tecnologia e o método de ensino é questão de costume. O maior desafio, além da disciplina do EaD, é o presencial, porque eles induzem o professor a vir e ministrar aula normalmente, como na forma tradicional de ensino, mas essa não é a proposta do projeto. Os 20%, que são os encontros presenciais, são para atividades práticas, avaliações, tirar dúvidas, ou seja, é um momento apenas baseado em prática, todos os outros 80% são disponibilidades de forma teórica, na nossa plataforma. Eles queriam o modelo de aula tradicional, e o projeto em si prevê até o ensino técnico e desenvolvimento de projetos dentro das empresas. Fazer a virada de chave para esse entendimento, de que o professor está aqui para aplicar a prática, é o mais difícil”, declara Márcio Ferreira, coordenador pedagógico da EJA.
Os alunos, por sua vez, expressaram satisfação com a oportunidade de vivenciar de perto o ambiente educacional voltado para a EJA. "Foi uma experiência enriquecedora poder conhecer de perto como funciona a Educação de Jovens e Adultos no Sesi. Isso certamente irá contribuir para nossa formação como futuros pedagogos", comenta o acadêmico Westter Quirino, do 7º período
A coordenadora do curso de Pedagogia/Câmpus Palmas, Mariany Montino, ressalta o desempenho da Universidade na formação de pedagogos que compreendam a educação como uma prática social. “Atividades dessa natureza na modalidade de vivência pedagógica permite que os nossos estudantes possam conhecer, reconhecer e compreender as propostas, os projetos e as práticas pedagógicas nos diferentes espaços e contextos, oportunizando uma formação teórico-prática-metodológica que atenda as expectativas da comunidade acadêmica bem como as necessidades do mundo do trabalho.”
Por: Giulia Moreira Galvão
Ascom Unitins