Estudantes contemplados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM) ) recebem homenagem em reconhecimento à excelência dos projetos desenvolvidos.
Nesta quarta-feira, 06/11, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Escola SESI de Gurupi, Emanuel Deitos e Gabryela Glória receberam uma menção honrosa da Universidade Federal do Tocantins (Campus Gurupi) em reconhecimento à excelência dos projetos desenvolvidos ao longo do ano no âmbito do Programa de Iniciação Científica (PIBIC).
Os estudantes do SESI, que foram selecionados no Edital bolsas de iniciação científica, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM), realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em 2023, desenvolveram durante 12 meses uma pesquisa científica por meio do edital, orientados por professores doutores da Universidade, e foram avaliados e premiados durante a XX Semana de Iniciação Científica da UFT.
A sesiana Gabryela Glória destacou-se, ainda, como a única estudante do ensino médio a receber a premiação na Área de Ciências Exatas e da Terra PIBIC - Graduação com o Estudo da Degradação de tiametoxam por radical ânions sulfato fotocatalisado por radiação solar, conquistando o 4º lugar, competido com estudantes que já estão na faculdade.
“Participar do programa de iniciação científica foi uma experiência incrível. Tive a oportunidade de desenvolver um projeto de estudo em uma Universidade Federal, mesmo ainda estando concluindo o Ensino Médio. Tive a oportunidade de desenvolver minha comunicação, que foi comparada e destacada a nível de estudantes de graduação. E graças à metodologia da Escola Sesi, tenho orgulho de dizer que estou trilhando um caminho acadêmico de muitas conquistas”, relatou a estudante do SESI, Gabriela Glória.
O professor David Teixeira Reis da Escola SESI da área de itinerário, modo específico Ciência da Natureza, reafirmou a importância de se trabalhar o desenvolvimento do estudante na área da pesquisa científica desde a escola. "Esse trabalho de iniciação científica contribuiu muito pro crescimento pessoal dos nossos estudantes no sentido de eles conseguirem evoluir a oralidade, a apresentação em público e, também, a escrita científica. Então, hoje nós temos dois alunos, o Emmanuel e a Gabriela, que são estudantes cientistas, pode-se dizer assim, prontos para entrar na universidade e seguir sua carreira acadêmica", avaliou David Teixeira.
Para a gerente da Escola SESI de Gurupi, Ilana Farias, essa conquista é motivo de grande orgulho para o SESI. “Para nós ,além de orgulho, a conquista de nossos estudantes reforça o papel fundamental que a Escola SESI desempenha na formação acadêmica deles e nos mostra que estamos seguindo o melhor caminho”, reforçou a gerente.
Iniciação Científica - PIBIC
O programa viabiliza uma maior interação entre o meio acadêmico e as escolas de nível médio, criando pontes que conectam o conhecimento e a pesquisa. A colaboração entre esses dois universos é fundamental para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Destinado a alunos de escolas de nível médio.