SESI - Serviço social da Indústria

Educação e Qualidade de vida, nosso maior compromisso.

Palmas, 15 de outubro de 2019 13:06

 

Notícia

Secretárias de Assistência Social conhecem ações e serviços oferecidos pelo SESI e SENAI

18/09/2019 - 10h34
 
 
Foto: Adilvan Nogueira

 

Na ocasião foi assinado termo de compromisso técnico entre o Sistema FIETO e a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Almiranir Dias Batista, secretária de Assistência Social de Peixe, sul do Tocantins, chegou para o encontro com as entidades do sistema indústria na tarde dessa terça-feira (17/09) cheia de expectativas. “Pretendemos levar para o nosso município cursos de qualificação profissional para que os jovens, que andam ociosos, possam se engajar no mercado de trabalho”, disse ela.

Assim como Almiranir, Ana Paula Vaz, secretária de Assistência Social de Palmeirópolis, também estava otimista. “ Eu estou aqui, assim como as demais gestoras, em busca de melhorias para os nossos municípios, e o sistema indústria é quem tem know-how, especialmente o SENAI, quando o assunto é qualificação profissional. E nosso objetivo é firmar parceria para que possamos levar para Palmeirópolis cursos para capacitar o nosso povo”, contou Ana Paula, acrescentando que a maior dificuldade de seu município hoje, assim como da grande maioria, é o trabalho com crianças e adolescentes.

Para José Messias Alves de Araújo, secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, que juntamente com a diretora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial -  SENAI Tocantins, Márcia Rodrigues, articulou o encontro, o sistema indústria é de grande importância. “Já trabalhamos com inclusão social que demanda capacitação profissional e que alinha exatamente com o SENAI e com o SESI, afirmou Araújo, destacando que as pessoas precisam de oportunidade e esse é o momento para fazer com que elas sejam inseridas no mercado de trabalho, gerando emprego e renda nos municípios.

“Nosso objetivo foi mostrar o que as entidades do Sistema FIETO (SENAI, SESI E IEL) têm a oferecer para somar com o desenvolvimento dos municípios, fazendo a ponte para capacitação das pessoas que lá estão, e com o setor produtivo, que são as indústrias. Aí sim teremos o ciclo do desenvolvimento girando”, explicou a diretora regional do SENAI, Márcia Rodrigues.

Já o superintendente do Serviço Social da Indústria – SESI Tocantins, Charles Alberto Elias, disse que a intenção é atender principalmente os municípios mais distantes, onde as pessoas têm mais dificuldades de acesso a cursos e serviços sociais. “Acredito que essa iniciativa será marcada por muitas atividades em prol da população tocantinense”, ressaltou.

No encontro, o SENAI apresentou o seu portfólio de serviços com foco na geração de renda, que passa pelos eixos tecnológicos da gestão e da aprendizagem industrial, bem como os cursos com foco na profissionalização. Enquanto o SESI destacou os serviços educacionais e preventivos da área de saúde e segurança no trabalho, além de oficinas que podem colaborar com a geração de renda. No final do evento foi assinado termo de compromisso técnico entre o Sistema FIETO e a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Por Júnior Veras

Serviço: Assessoria FIETO

 

 

 


 
 
 
104 Sul, Rua SE 03 Lote 34 A, Ed. Armando Monteiro Neto - Plano Diretor Sul, Palmas - TO CEP: 77.020-016 Tel.: +55 63 3229-5700