SESI - Serviço social da Indústria

Educação e Qualidade de vida, nosso maior compromisso.

Palmas, 11 de dezembro de 2017 06:09

 

Notícia

Alunos da Escola SESI de Gurupi vão participar de torneio de robótica em Goiânia

16/11/2017 - 11h15
 
 
Foto: Adilvan Nogueira

A competição reúne jovens com idade entre 9 e 16 anos solucionando problemas de assuntos científicos cotidianos.

 

A Escola SESI de Gurupi participará de mais uma edição do torneio de robótica FIRST LEGO League (FLL) nos dias 24 e 25 de novembro em Goiânia-GO. A equipe de Gurupi foi batizada como Golden Robots e é composta por nove alunos da 1ª série do Ensino Médio oferecido pelo Serviço Social da Indústria. A competição, em sua fase internacional, engloba 88 países e incentiva e desafia os participantes a pensarem como cientistas e engenheiros.

O torneio FLL tem uma temática por temporada baseada em um assunto científico cotidiano. Os participantes identificam o problema e propõem soluções a curto prazo que serão executadas com o auxílio de robôs autônomos, construídos e programados pelas equipes com a tecnologia LEGO Mindstorm. Eles devem cumprir uma série de missões relacionadas ao tema central que, este ano, é Hydro Dynamics. Para participar, as equipes desenvolvem um Projeto de Pesquisa em que é preciso identificar um problema relacionado ao uso da água e apresentar uma solução inovadora.

No Desafio do Robô, um dos pontos altos da competição, os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões na mesa. Nesta temporada, há atividades como remover um cano quebrado, virar tampas de bueiro e mover bombas de água, por exemplo. Os robôs também são avaliados na categoria Design do Robô no qual os juízes levam em consideração, dentre outros critérios, o número e tipos de sensores utilizados, total de peças e acessórios, além da estratégia e programação. Por fim, os estudantes precisam mostrar na categoria Core Values que sabem trabalhar em equipe, lembrando sempre que é uma competição amigável. Desde 2013, o SESI é o operador oficial no Brasil do Torneio de Robótica FIRST LEGO League.

Em Gurupi, quem acompanha os jovens da Escola SESI é o professor-técnico Weslley Nunes que está confiante sobre a preparação e dedicação da equipe “Estamos nos preparando desde setembro, fundamentando as pesquisas para montar o projeto. A divisão da equipe está em programador, montagem e pesquisa e apresentação. Os meninos já estão treinando em um pequeno circuito, realizando missões que tem ligação com o desafio desse ano da FLL. Minha expectativa é a melhor possível, pois a nossa preparação começou antes, e as apresentações estão mais criativas” afirmou ele.

 

Conheça a equipe Golden Robots que representará a Escola SESI no torneio:

 

1.         Anny Gabriela

2.         Armando Jarib

3.         Arthur Branco

4.         Emanuelli Bandeira

5.         Felipe Amaral

6.         Karen Renata

7.         Luan Lopes

8.         Ryan Oliveira

9.         Thiago Campos

 

Por Livia Santos – com informações da Agência CNI

Serviço: Assessoria de Imprensa SESI (63) 3311-1301

 

 

 


 
 
 
104 Sul, Rua SE 03 Lote 34 A, Ed. Armando Monteiro Neto - Plano Diretor Sul, Palmas - TO CEP: 77.020-016 Tel.: +55 63 3229-5700