SESI - Serviço social da Indústria

Educação e Qualidade de vida, nosso maior compromisso.

Palmas, 23 de outubro de 2018 15:47

 

Notícia

Capacitações incentivam a oferta de serviços e geração de renda nos bairros

17/07/2018 - 11h25
 
 
Foto: Marcos Filho Sandes/Ascom
Ampliar imagem As alunas aprendem técnicas corretas...

 

Desde abril, sete bairros de Araguaína vêm recebendo cursos profissionalizantes, palestras educativas, intervenções artísticas e oficinas. A profissionalização incentiva a oferta de serviços e geração de renda nos locais longe do Centro da cidade, promovendo a concorrência saudável ao mercado e aproximando seus consumidores. A iniciativa de complementação ao Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) da Caixa Econômica Federal é uma realização da Prefeitura, por meio de convênio com o Serviço Social da Indústria (Sesi).

O cronograma deste mês traz cinco cursos diferentes: Mulher Empreendedora; Manicure e Pedicure; Maquiagem; Arte em Pet; e Confecção Artesanal de Caixas de Presente. Os cursos que ainda dispõem de vagas são no Lago Azul.

O curso Mulher Empreendedora terá início na segunda-feira, 16, e seguirá até sexta-feira, dia 20. A Confecção Artesanal de Caixas de Presentes começa no dia 30 de julho e vai até 10 de agosto. Já a Oficina de Arte em Pet teve início na última segunda-feira, 9, mas ainda dá tempo de participar, com encerramento na próxima sexta-feira, 20.

A iniciativa atinge a população do Vila Azul 1 e 2, Construindo Sonhos, Costa Esmeralda 1, 2, 3 e 4, bairros que juntos totalizam 3.034 casas e mais de 21 mil moradores.

Os cursos


O Centro Educacional Infantil (CEI) Cora Coralina, no setor Costa Esmeralda, está recebendo dois cursos neste mês: Manicure e Pedicure; e Maquiadora. Maria Aparecia Rosa, 21 anos, está desempregada há cinco meses. Ela conta que procurava um curso de Maquiadora que coubesse em seu orçamento, mas o preço das aulas a afastava da profissão que buscava. “Uma amiga fez o curso por R$ 1.200 mais o investimento em material”.

O material utilizado nas 160 horas aula do curso é integralmente gratuito. A instrutora do curso, Janete Feitosa, conta que as alunas, primeiro observam e estudam pela apostila. “Existem técnicas que precisam ser seguidas, mas só com a prática é possível aprender. Por isso o material é distribuído, para que se possa praticar e atingir a perfeição”.

A instrutora de Manicure e Pedicure, Kamila Ribeiro, explica que as alunas aprendem técnicas corretas de embelezamento, ética e higiene. “Elas aprendem o jeito certo de coisas que muitas profissionais fazem errado. Por exemplo: não se pode tirar cutícula em crianças menores de 10 anos, é preciso usar luva, máscara e toucas durante o atendimento. Não reutilizar lixas, ela é individual e descartável. E esterilizar instrumentos de trabalho em estufa ou autoclave”.

A cuidadora Charlene Correia, 30 anos, está fazendo o curso para obter uma renda extra nas horas vagas. Ela conta que é a manicure da família, mas não conhecia as técnicas da profissão. “É muito bom ter a oportunidade de fazer esse curso gratuitamente. Eu aprendi muito, não conhecia o removedor de cutícula, não sabia que não se usa mais bacia com água morna para amolecer a cutícula. É muito mais fácil usando as técnicas”.

Programação

Segunda-feira (dia 30)
18h às 21h – Oficina de Confecção Artesanal de Caixas de Presente (CEI Sítio D. Benta - Rua Branca, Quadra 22 Lote 05 – Vila Azul 1) – Carga Horária 30 horas

 

Por Flávio Martin - Ascom Prefeitura Municiapl de Araguaína

 

 


 
 
 
104 Sul, Rua SE 03 Lote 29, Ed. Armando Monteiro Neto - Plano Diretor Sul, Palmas - TO CEP: 77.020-016 Tel.: +55 63 3228-8860