SESI - Serviço social da Indústria

Educação e Qualidade de vida, nosso maior compromisso.

Palmas, 22 de dezembro de 2014 03:55

 

Notícia

Esporte Cidadania estima receber 5 mil pessoas neste sábado no SESI de Araguaína

24/10/2013 - 18h28
 
 
Foto: Édila Nunes
Ampliar imagem Arvorismo foi uma adas atividades re...

Por Priscila Cavalcante – com informações do Portal da Indústria (CNI)

O município de Araguaína, no norte do Estado, recebe neste sábado, 26, a edição 2013 do Esporte Cidadania que espera receber 5 mil pessoas e realizar 30 mil atendimentos no Centro de Atividades do Trabalhador – CAT - do Serviço Social da Indústria - SESI. O tema deste ano é “Esporte: mais que competição, qualidade de vida”. As atividades acontecem de 09 às 16 horas e são totalmente gratuitas.

O Esporte Cidadania é realizado uma vez por ano, desde 2006, por meio da parceria entre o Serviço Social da Indústria - SESI e a Rede Globo. A estimativa nacional é receber cerca de 200 mil visitantes nas 41 cidades brasileiras participantes. No Tocantins, a programação já começou desde o início da semana com diversas atividades ligadas à promoção da qualidade de vida por meio da prática de atividades físicas.

Os alunos que participam de atividades como aula de dança (zumba), natação e outras atividades no CAT Araguaína, por exemplo, conheceram receitas para uma alimentação saudável, como o suco da horta, e foram servidos com frutas por meio do programa Cozinha Brasil do SESI. O programa de iniciação esportiva Atletas do Futuro também realiza durante esta semana a Olimpaf, torneio entre os alunos nas modalidades de futsal, futebol, natação, voleibol e karatê.

O programa oferecerá atividades esportivas e de lazer, serviços gratuitos nas áreas de saúde, como avaliação odontológica, medição de peso, altura, exame de sangue, orientações sobre alimentação saudável e prevenção de doenças como diabetes e hipertensão, dentre outras ações.

“A atividade física e uma boa alimentação são instrumentos importantes que o SESI utiliza para promover a qualidade de vida do industriário. Ao realizarmos um dia inteiro de atividades gratuitas para toda a comunidade esperamos ampliar os benefícios proporcionados por meio destas práticas incentivadas pelo SESI ao maior número de pessoas possível”, explica o presidente da FIETO e diretor do SESI Tocantins, Roberto Pires.   

Em 2012, na oitava edição do evento, mais de 191 mil pessoas participaram das atividades promovidas em 33 cidades, sendo realizados 505.409 atendimentos. Entre os participantes, estiveram parceiros e voluntários, além de atletas profissionais. 

O evento contempla ações integradas que contabilizam, por exemplo, a quilometragem percorrida pelos participantes em atividades físicas como corrida, natação e caminhada. Os voluntários revezam-se para cumprir metas nacionais definidas pelo projeto. A soma das distâncias de todos os estados será comparada no final do dia com objetivos como percorrer os 17.474 km que simbolizam uma volta ao Brasil em um dia (pelas capitais).

Outra atração do evento é o Super Chance (similar ao quadro com este nome no programa Caldeirão do Huck da Rede Globo). Nela, os participantes se revezarão em atividades relacionadas a várias modalidades esportivas (basquetebol, futebol, handebol, etc) somando cestas, gols e demais formas de pontuação ao final do dia. 

 

 


 
 
 
104 Sul, Rua SE 03 Lote 29, Ed. Armando Monteiro Neto - Plano Diretor Sul, Palmas - TO CEP: 77.020-016 Tel.: +55 63 3228-8860